As pulgas são um verdadeiro incômodo na vida dos pets. Por isso, usar um antipulgas para cachorro e manter a manutenção desse produto sempre em dia ajuda no bem-estar e na saúde do seu amiguinho de quarto patas.
Você já percebeu que existem diversos tipos de antipulgas: são opções em comprimidos, pipetas, coleiras e muito mais! Mas qual deles é mais indicado para o seu cachorro e também para o seu estilo de vida?
Para entender mais sobre o assunto, conversamos com o professor do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis, Gabriel de Abreu Pfrimer, para descobrir quais são os tipos de antipulgas mais usados, quais os benefícios e desvantagens de cada um deles, confira:
O uso de antipulgas em comprimidos tem como principal vantagem a comodidade para o tutor. Pelo fato do cachorro ingerir esses antiparasitários, os donos do pet têm segurança e garantia de que haja o aproveitamento integral do produto.
Segundo o professor Gabriel de Abreu Pfrimer, “normalmente são comprimidos palatáveis que fazem com que o animal colabore no momento da administração”, e isso facilita ainda mais o manuseio realizado pelo tutor.
O médico veterinário explica que existem dois tipos de antiparasitários em comprimidos: “um que é utilizado apenas para a eliminação imediata de pulgas adultas que estejam infestando cães e gatos. A outra opção é indicada como eliminação de ectoparasitas com efeito prolongado preventivo de até 12 semanas”.
A maioria dos comprimidos antiparasitários é administrada em dose única. Em alguns casos, é necessária a repetição, mas isso é seu médico veterinário de confiança que irá determinar.
Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis, Gabriel de Abreu Pfrimer, a intoxicação ocorre quando a manipulação do medicamento é feita do jeito errado.
“Diferentemente dos medicamentos tópicos que são aplicados sobre a pele ou então produtos de uso no ambiente, caso sejam aplicados de maneira errada podem intoxicar o animal ou contaminar o ambiente”, disse o professor.
Gabriel ainda explica que “o antiparasitário é um medicamento que elimina pulgas e carrapatos. O efeito da droga causa dano apenas para os ectoparasitas. A maioria dos antiparasitários atua no bloqueio dos neurotransmissores da pulga ou do carrapato, provocando paralisia e morte. Para o animal que recebe o comprimido, raramente observa-se efeitos colaterais, pois os laboratórios fabricantes garantem uma segurança terapêutica ao animal, desde que utilizada seguindo as recomendações do médico veterinário”.
Importante: se não houver o tratamento do ambiente para eliminação das pulgas e carrapatos, o animal poderá se infestar novamente após alguns dias.
As pipetas antipulgas ajudam a eliminar pulgas e carrapatos, e também funcionam como repelente de insetos.
O tempo útil de ação, em média, desse tipo de produto é de 2 meses. “Porém, em alguns casos, observa-se um tempo menor, principalmente se não respeitar a recomendação do fabricante de não dar banho até 2 dias antes e depois da aplicação”, comenta o professor.
As pipetas são interessantes para os cachorros que não toleram a oferta de comprimidos e acabam mordendo ou arranhando o tutor.
Mas fique atenta! O professor Gabriel de Abreu Pfrimer comenta que “a desvantagem das pipetas é que se o tutor não tiver conhecimento da forma adequada de aplicação, poderá acontecer desperdício do produto ou até mesmo a intoxicação do animal, caso ele tenha possibilidade de lamber o local aplicado o produto”.
As coleiras antipulgas são opções mais práticas para os donos de cachorros, já que o produto apenas é colocado no pescoço do animal. Inclusive, já existem opções no mercado que prometem duração de até 8 meses, como a coleira Seresto.
O bom dessas coleiras é que elas têm efeito repelente de insetos, “principalmente aqueles que levam ao desenvolvimento das miiases em feridas abertas (popularmente conhecido como ‘bicheira’) e a leishmaniose”, ressalta o professor.
Uma dúvida que muitos tutores têm é se as coleiras antipulgas podem causar intoxicação ou outro risco para a saúde dos pets.
O professor da Anhanguera de Anápolis explica que “lentamente, a coleira vai liberando o princípio ativo por todo o corpo do animal para eliminação e prevenção de ectoparasitas. Com isso, possuem baixa toxicidade e geram segurança para o animal e para família”.
Mas o professor Gabriel de Abreu Pfrimer reforça que alergias podem ocorrer, já que “a desvantagem é que animais sensíveis aos princípios ativos podem ter reações alérgicas como vermelhidão ou feridas crostosas, sendo recomendado a retirada da coleira”.
Se você utiliza apenas talcos e shampoos antipulgas em seu cãozinho, é melhor rever isso! Tudo bem que eles são as opções com o custo mais baixo para os tutores, mas não são tão eficazes.
“Talcos e shampoo não são as formas mais eficientes no controle de pulgas e carrapatos. São indicadas como adjuvantes no tratamento. Animais com hipersensibilidade podem manifestar reações alérgicas”, explica o professor da Anhanguera de Anápolis.
Os shampoos e talcos antipulgas devem ser usados apenas para higienização dos animais, isso porque os princípios ativos auxiliam na eliminação das pulgas e carrapatos.
E fica o alerta feito pelo professor: “é importante tratar também o ambiente com produtos inseticidas para que os talcos e shampoos possam ser uma boa alternativa de combate aos ectoparasitas”.
O professor da Anhanguera de Anápolis explica que “as populações de pulgas e carrapatos adultos que se encontram nos animais representam apenas 5% do total da população. Os demais 95% estão no ambiente em forma de ovos ou larvas de pulgas; ou ovos, larvas ou ninfas de carrapato”.
Ou seja, não adianta você tratar do pet, mas se esquecer de cuidar do ambiente onde ele (e você) moram.
“O segredo do tratamento ambiental é compreender que as pulgas e carrapatos possuem um ciclo biológico entre 15 e 21 dias, desde a liberação dos ovos no ambiente e o repasto de sangue desses ectoparasitas na pele dos cães”, ressalta o professor Pfrimer.
Por isso, se você faz ou fez a dedetização apenas uma vez, saiba que isso não é o suficiente, já que segundo o professor “o desejável é repetir até 3 aplicações com intervalos de 21 dias em casos apenas de controle e prevenção ambiental e 15 dias em casa de infestação”.
Os produtos para tratamentos antipulgas ambientais são diluídos em água. Por isso, após o produto secar, os animais poderão retornar normalmente ao ambiente.
“Os produtos à base de Amitraz são os mais eficientes. Porém, deve-se tomar o cuidado de não deixar o animal exposto ao ambiente durante a dedetização, pois eles facilmente se intoxicam, principalmente os gatos”, ensina o professor.
De acordo com o professor, “deve-se aplicar o produto preferencialmente na casinha de madeira, canil, gatil, frestas, gramado e rodapé das paredes do quintal ou do ambiente interno em que vivem os animais. Para os animais de apartamento, utilizar o aspirador de pó em pisos de madeira, nas caminhas e casinhas, sofá, tapete e carpete pode auxiliar no controle das pulgas”.
Agora que você aprendeu mais sobre os tipos de antipulgas disponíveis no mercado, já decidiu qual vai usar em seu cãozinho? Lembre-se de conversar com seu médico veterinário de confiança para ter orientações específicas para seu pet.
Prevenir seu pet de infestações de pulgas é um ato de amor - e priorizar uma alimentação de extrema qualidade também! Nesse sentido, a alimentação natural pode ser uma grande aliada na saúde, na qualidade de vida e no aumento da longevidade do seu amiguinho.
Trabalhar com um veterinário especialista em nutrologia para desenvolver uma dieta personalizada para seu cachorrinho garante que ele receba todos os nutrientes essenciais para uma boa saúde.
Se você precisa de ajuda, conte com o apoio da Mascote Care, serviço de telemedicina veterinária nutricional aqui da Mascote Fit! Nossos veterinários realizam consultas detalhadas, analisando exames e históricos de saúde para criar um plano alimentar personalizado.
Precisa de ajuda para preparar as refeições? A gente também pode te ajudar! Aqui na Mascote Fit, nós preparamos a alimentação natural de cada pet seguindo as recomendações dos Médicos Veterinários especialistas.
Após cozinhar tudo no vapor para não perder os nutrientes dos alimentos, nós ultracongelamos cada pacotinho com a porção diária que pet precisa.
Ah, e o mais legal: a gente já coloca toda a suplementação indicada para o seu cachorrinho e os óleos recomendados. Assim, basta descongelar e servir a comidinha para seu peludo. Fazemos isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa.
Mude já a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.