Cachorro com gases: como a alimentação natural pode ajudar?

Escrito por:
Data de postagem:
Publicado em:
28/10/2024

Nós temos certeza que você já passou pela seguinte situação: você está deitada no sofá assistindo TV juntinho com seu cachorrinho. De repente, aquele cheiro estranho sobe até suas narinas. Você olha para o seu pet, ele te olha discretamente, mas você já sabe que: o pum veio dali! 

Assim como nós, os cachorros também podem acumular gases, e eles podem ser um sinal de que algo na dieta do seu cão não está certo ou que ele entrou em contato com alimentos inadequados. 

Além disso, a má digestão de certos ingredientes pode gerar um excesso de fermentação no intestino, provocando os temidos gases.

Por isso, batemos um papo com a Médica Veterinária Fernanda Iwersen para saber mais sobre o assunto e, principalmente, entender como a alimentação natural pode ajudar a evitar isso. Vamos lá?!

Como identificar o que causou gases no cachorro?

O sinal mais óbvio de que pet está com gases é o cheiro desagradável que invade o ambiente, mas existem outros indícios que você precisa ficar de olho. 

Seu pet pode ficar com a barriguinha estufada, ter desconforto ou até mudanças de comportamento, como inquietação e choramingos. Em casos mais graves, ele pode evitar comer ou apresentar abdômen sensível ao toque.

Agora, para identificar o que causou os gases, o primeiro passo é observar a rotina do seu pet. Dra Fernanda recomenda que devemos “observar se houve alguma mudança na dieta, se o pet pode ter tido contato com alimentos que não deveria (na rua ou em casa) ou se frequentou locais com maior incidência de vermes (parcões, rios, lagos, pracinhas)”.

Essas situações podem contribuir para a formação excessiva de gases. Identificar esses fatores vai ajudar você e seu veterinário de confiança a descobrirem o que está causando o desconforto naquele momento.

Como tratar os gases nos cães?

Quando os gases surgem, o alívio pode ser buscado com o uso de medicamentos como simeticona, sempre com orientação veterinária principalmente referente à dosagem. 

“Massagens abdominais e caminhadas são outras opções para estimular a eliminação dos gases”, explica a Dra Fernanda Iwersen. “Se o animal tem problemas com gases em excesso, o ideal é procurar um veterinário para descobrir a causa, que podem ser várias, e tratar corretamente”, completa a especialista.

A prevenção passa por consultas regulares para investigar possíveis problemas corretamente.

Na hora de tratar a causa do cachorro com gases, ajustar a alimentação e garantir que o pet não tenha acesso a alimentos proibidos são medidas indicadas. É possível fazer testes alérgicos para saber exatamente qual alimento seu cãozinho precisa evitar para ter uma boa saúde.

Lembre-se sempre de consultar um profissional antes de iniciar qualquer tratamento!

Como a alimentação natural pode ajudar a reduzir os gases dos cães?

cachorro comendo alimentação natural

Se o seu amiguinho de quatro patas sofre bastante com gases, a alimentação natural, feita com comida de verdade, pode ser uma grande aliada para oferecer inúmeros benefícios ao pet, incluindo o bem-estar após as refeições.

Isso porque, de acordo com a Dra Fernanda, “a alimentação natural não sofre o processamento que as rações sofrem, além de não receberem corantes e conservantes, que são ingredientes que podem causar desconforto”

A Médica Veterinária ainda nos explica que a digestão da alimentação natural “é bem mais fácil em comparação à ração, assim como sua absorção”. E o mais legal da AN é que, caso o cachorrinho tenha sensibilidades ou alergias alimentares, esses alimentos podem facilmente ser evitados na dieta.

A alimentação natural é feita com ingredientes frescos e selecionados, sabores irresistíveis e uma dose extra de saúde e vitalidade para o seu companheiro de quatro patas. Ela é comida de verdade, boa pra cachorro!

Para cães de raças predispostas a ter gases, como bulldogs, boxers e pugs, a alimentação natural oferece a vantagem de personalizar os ingredientes, incluindo ou excluindo alimentos que podem aumentar a produção de gases. 

Vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, apesar de ricos em nutrientes, tendem a causar fermentação no intestino devido aos compostos sulfurados e às fibras, o que pode ser desconfortável para cães sensíveis. Assim, é possível optar por alternativas mais leves, como abobrinha, cenoura ou abóbora, que trazem benefícios nutricionais sem contribuir para o acúmulo de gases.

Se você quer começar a oferecer alimentação natural para seu cachorrinho, mas não sabe por onde começar, podemos te ajudar!

Se você não tem o contato de um veterinário nutrólogo, conte com o apoio do Mascote Care, serviço de telemedicina veterinária nutricional aqui da Mascote Fit! Nossos veterinários realizam consultas detalhadas, analisando exames e históricos de saúde para criar um plano alimentar personalizado.

Com o plano montadinho, a Mascote Fit ainda pode te apoiar com o preparo das refeições! Após cozinhar tudo no vapor para não perder os nutrientes dos alimentos, nós congelamos cada pacotinho com a porção diária de saúde e felicidade que seu amigo de quatro patas precisa. Ah, e o mais legal: a gente já coloca toda a suplementação necessária para seu cachorrinho.

Assim, você só precisa descongelar e servir o papazinho para seu peludo. Fazemos isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa, aproveitando todos os benefícios da alimentação natural para pets.

Mude a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.

SEU PET MERECE O MELHOR

É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.