Cachorro sabe nadar? Cuidados com o seu cachorro na piscina.

Escrito por:
Data de postagem:
Publicado em:
29/10/2024

O verão é a época perfeita pra se divertir com o seu pet! Mas... será que ele pode entrar na piscina também? Ou melhor, será que seu cachorro sabe nadar?

A resposta é: provavelmente seu cachorro pode nadar na piscina junto com você sem nenhum problema. Mas depende!

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o "mito" que todos os cães sabem nadar desde que nascem. Apesar da maior parte dos cães realmente já possuir alguma intimidade com a água desde cedo, nem todos os cães têm a predisposição, a vontade e o tipo físico certo para nadar.

A maior parte dos cães instintivamente faz o movimento do nado quando imersos na água, mas nem sempre isso é o suficiente para mantê-los com a cabeça fora d’água...e mesmo alguns cães que conseguem nadar, podem não tem a menor ideia de como ir de uma lado ao outro da piscina!

Segundo a Doutora Karen Becker, os cães geralmente se enquadram em uma destas 3 categorias:

  • Cães que naturalmente se adaptam à agua.
  • Cães que não foram feitos para nadar e deveriam ficar em terra firme.
  • Cães que podem ser ensinados a nadar.

E como em toda regra, existem muitas exceções. A minha pug Laila, por exemplo, sempre foi uma boa nadadora e adora uma piscina!

Quem você acha que é melhor nadador? Um Golden Retriever ou um Pug?

Você acertou se a sua resposta foi Golden Retriever!

O desenvolvimento desta raça aconteceu buscando um cão que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, para ajudar na caça de aves aquáticas.

Já o bulldogue inglês até pode saber nadar... mas seu peso e suas perninhas curtas, aliados a sua dificuldade natural de respiração provavelmente irão fazer com que ele se canse muito rápido, o que pode ser super perigoso.

De forma geral, cães com peitoral largo e quadris curtos, braquicefálicos e cães com pernas curtas geralmente se enquadram na categoria dos cães que não nadam muito bem.

Raças com predisposição para serem boas nadadoras:

  • Labrador
  • Golden Retriever
  • Chesapeake Bay Retriever
  • Cão d'Água Algarvio
  • Cão d’agua espanhol
  • Terra Nova
  • Setter Inglês
  • Poodle tradicional
  • Schipperke

Raças que não tem predisposição para nadar:

  • Bulldogs
  • Dachshunds
  • Boxers
  • Pugs
  • Buldogue Francês

 

Primeiros passos para introduzir a piscina para o seu pet

O interesse dos cães pela piscina é quase igual de uma criança! Por isso, a introdução também deve ser da mesma forma: pela parte mais rasa da piscina.

Nunca jogue o seu cão na água!

Deixe que ele mesmo se jogue ou introduza ele aos poucos, assim você tem menos chance que ele tenha medo. Mesmo se ele fizer parte de uma das raças com predisposição ao nado.

Mantenha as sessões de nado curtas.

O exemplo do bulldogue acima é replicável para todos os cães: os músculos que os cachorros utilizam para nadar são diferentes dos músculos mais usados no dia a dia, por isso eles tendem a se cansar bem mais rápido.

Cães filhotes ou idosos se cansam ainda mais rápido. Acompanhe de perto quando seu filhote ou o seu idosinho for nadar e fique sempre alerta para retirá-lo da água.

 

Dicas para brincar e prevenir acidentes

- Um colete de flutuação é uma boa opção para garantir a segurança do seu amigão na água. Já existem coletes específicos para o seu pet, como este aqui!

- Cuidado com queimaduras solares, especialmente em cães de pêlo curto, como o Bull Terriers. Você pode passar protetor solar no nariz e orelhas do seu cão para ajudar a protegê-lo.

- Deixe potinhos de água espalhados ao redor da piscina e lembre-se de renovar a água de tempos em tempos.

- Após o banho de piscina, dê um banho no seu pet ou no mínimo enxágue-o com uma mangueira ou um chuveiro. Embaixo daquele pelo todo, a pele do seu cachorro sofre os mesmos efeitos do cloro que você.

E lembre-se: tire fotos! Todo mundo ama foto de cachorro na piscina! XD

Exercício e atividades como nadar fazem super bem para a saúde do seu pet, assim como a alimentação natural! Seguindo estas dicas, seu cachorro pode nadar na piscina com você em segurança e com muita diversão.

Gostou deste post?

Deixa um comentário pra nós falando se o seu cão gosta de entrar na piscina!

Aubraços!

SEU PET MERECE O MELHOR

É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.