Meu cachorro pode comer caqui? Sabemos que algumas frutas como açaí, uvas e carambolas são tóxicas para pets. Mas e os caquis, apresentam algum risco?
Confira neste artigo tudo sobre esse alimento e a sua relação com o seu pet!
Índice:
Com a aparência que lembra um tomate e gosto de mel, dá pra acreditar que o caqui é (morfologicamente falando) considerado como um tipo de baga, como a groselha e o mirtilo?
Ele é fruta de uma árvore da família Ebenaceae e em alguns lugares, também é conhecido como dióspiro, que tem origem no grego: διόσπυρος (dióspyros), cujo significado remete a "dios" (δῐος) e "pyron" (πῡρον). Uma etimologia popular do grego antigo interpretou isso como "fruto divino" ou “alimento de Zeus”.
Já a palavra Caqui tem origem japonesa: Kaki (柿)! Os imigrantes japoneses foram os responsáveis por trazer as primeiras variedades do caqui doce para o Brasil, em 1916, e popularizaram o cultivo e consumo da fruta.
Segundo esta matéria super legal da Vivabem, para nós humanos, o consumo do caqui traz benefícios para o coração, reduz inflamações e melhora o funcionamento do intestino.
A fruta deve ser consumida com moderação por quem tem diabetes, pois há grande concentração de glicose e frutose.
Não existem substâncias particularmente tóxicas no caqui, então: sim, o seu pet pode uma vez ou outra filar um pedacinho do seu lanche da tarde!
O Caqui é rico em:
Como curiosidade, o caqui é uma fruta com altas concentrações de vitamina C, que é super importante para a saúde dos cães... mas não se preocupe: esta é uma vitamina que os cães produzem por conta própria, não havendo necessidade de ingestão de frutas para a sua absorção.
Com gosto doce e super suculenta, esta é uma fruta que os pets normalmente adoram! Entretanto, assim como outras frutas, servir caqui em excesso pode causar desconfortos estomacais.
A quantia recomendada na rotina de petiscos é de cerca de 5 a 10% do peso da dieta consumida por dia.
Por ser um alimento com muita frutose, o açucar natural das frutas, talvez esta não seja a melhor opção de petisco para o seu pet caso ele tenha tendência a engordar.
Cuidado: Os caroços ou sementes de caqui não devem ser servidos, pois podem causar bloqueios intestinais e intoxicação por cianeto.
São sinais de bloqueio intestinal:
É seguro oferecer a fruta com casca?
Sim, a pele ou casca do caqui é segura para os cães comerem e não possui toxicidade. Você não precisa descascar antes de servir para o seu pet.
Os mesmos princípios se aplicam para os gatos, ou seja: gatos podem comer caqui.
Porém, por serem animais estritamente carnívoros, a ingestão de frutas e legumes como complemento a dieta não é exatamente necessária para os peludos felinos.
É possível também que seu gato demonstre menos interesse no caqui do que o seu cão!
De forma geral, o caqui é uma fruta segura para ser oferecida para o seu cachorro, saudável e rica em antioxidantes!
Vale a pena sempre lembrar que a dieta do seu pet deve ser balanceada com as quantidades ideais de proteínas, vegetais e carboidratos, além é claro da suplementação.
Quer conhecer mais alimentos que o seu pet pode ou não pode comer? Baixe gratuitamente o nosso e-book “ Super Guia de alimentos Mascote Fit” clicando aqui.
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.