Cachorro pode comer carambola? A resposta é não, cães não devem comer carambola.
Apesar de deliciosa, a ingestão em excesso desta fruta pode causar falha nos rins, vômitos, diarreia, sede excessiva e sangue na urina do seu pet.
Isso acontece pois a carambola contém uma grande quantidade cristais de oxalato, que são absorvidos pelo trato intestinal do seu pet e se ligam com o cálcio, causando um declínio abrupto desta substância no organismo.
Cães de raças pequenas, sedentários e obesos são mais suscetíveis a este problema, cujos sintomas podem aparecer de 1 a 6 horas após a ingestão. Mas mesmo para cães maiores, esta fruta não é recomendada como petisco!
Para seres humanos, a carambola também pode ser um alimento perigoso, em especial para portadores de insuficiência renal crônica. Isso pois ela possui um toxina natural, a caramboxina, que não é filtrada pelos rins e fica retida no organismo. Seu alto teor de ácido oxálico pode eventualmente produzir cálculos renais.
Caso perceba os sintomas em seu cachorro ou tenha conhecimento que ele realmente ingeriu a carambola, fale com o seu veterinário de confiança imediatamente.Somente este profissional irá poder orientar quanto a melhor ação a ser tomada.
A melhor opção é previnir a ingestão desta fruta! Caso deseje servir alguma outra fruta como petisco, consulte a nossa lista de ingredientes que o seu cão pode ou não pode comer!
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.