Cachorro pode comer sal? Sal faz mal para cachorro?
Vamos dar uma olhada em uma das nossas receitas de alimentação natural para cachorros adultos: Arroz, Frango, Abobrinha, Moranga, Fígado de frango, Moela, Farelo de aveia, Couve-Manteiga, Óleo de girassol, Food Dog Adulto, Azeite de Oliva, Salsinha e Sal (rosa do Himalaia).
Mas peraí… sal? Cachorros podem comer sal?
A resposta é sim, porém em quantidades bem pequenas!
O sal é composto basicamente por sódio e cloro, dois elementos que são importantes na nutrição pet nas quantidades adequadas.
Nas nossas receitas, usamos apenas 1g de sal por kg de alimento. Nesta quantidade, o sal não é prejudicial à saúde dos cães e ajuda a manter funções celulares como equilíbrio de fluidos, equilíbrio ácido-básico e transmissão de sinais nervosos.
O cloro que está presente na molécula de sal também é importante para que o estômago do seu cachorro produza ácido hidroclorídrico, que ajuda a sua digestão.
Os cachorros ficam desidratados rapidamente se consumirem grandes quantidades de sal ou alimentos ricos em sódio.
Caso o seu pet coma uma quantidade grande de sal em um curto período de tempo, sem água disponível, ele corre o risco de envenenamento por sal.
Segundo o pessoal da Healthy Paws, mais de 1,5 gramas de sal por kilo do pet pode ser fatal.
É possível que cães com certas condições de saúde como doenças renais, hepáticas e cardíacas precisem de uma dieta com teor de sódio menor do que um pet saudável.
Se o seu cão se encaixa neste perfil, vale a pena conversar com um especialista para que a quantidade de sal da receita dele esteja adequada!
Mas de forma geral, o sal não é ruim para todos os cães, trata-se de moderação.
Certifique-se de deixar bastante água potável disponível e evite servir ao seu cão alimentos salgados, como batatas fritas e biscoitos salgados.
O sal de cozinha comum é enriquecido com Iodo no Brasil desde 1953 e, a partir de 1974, se tornou obrigatória a iodação de todo o sal destinado ao consumo humano e animal (Lei 6.150/74).
Isso ocorreu com o intuito de evitar uma doença chamada bócio na população. E ah! E como você deve ter adivinhado, o iodo também é importante para cães.
Nas nossas receitas, usamos o sal rosa do Himalaia, que possui uma quantidade de Iodo menor que o sal de cozinha comum, porém nas nossas formulações, eles elemento já está presente na suplementação feita com food dog.
O sal rosa do Himalaia é colhido em uma mina no Paquistão formada há milhões de anos a partir da evaporação de antigos corpos d'água.
Este sal é extraído à mão e minimamente processado para produzir um produto livre de aditivos e considerado muito mais natural do que o sal de cozinha comum.
Sua cor é rosada pois este tipo de sal contém mais minerais (até 84 tipos de minerais!) em sua composição. O rosa é justamente causado pela presença de ferro!
Por isso, o sal rosa é recomendado sim para cachorros de todos os portes (mantendo a mesma orientação acerca das quantidades).
Quer saber mais sobre alimentos seguros ou perigosos para cachorros? Confira nosso guia completo para obter mais informações sobre o que os cães podem e não podem comer!
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.