Cachorro pode tomar chá? Nesse friozinho, sempre surgem dúvidas se a gente pode compartilhar a nossa comida/bebida quentinha com eles! Então hoje resolvemos falar sobre chás... Tem alguns chás que são bons para pets, já outros são perigosos.
Este é um guest post escrito pela doutora Lunara Biavatti, médica veterinária especialista em alimentação natural para pets. Com a palavra, a doutora Lunara!
Segundo os especialistas da Tea Shop, a origem do chá é dividida em diversas lendas.
Na China, diz-se que o imperador Shen-Nung descobriu o chá acidentalmente, ao ferver água à sombra de uma árvore silvestre que balançava com os ares da primavera.
Algumas folhas caíram acidentalmente na água fervente, e ao beber a infusão, o imperador sentiu-se revigorado!
Já para os indianos, quem descobriu o chá foi o Príncipe Bodhi-Dharma, filho do Rei Kosjuwo, que, desfalecido por uma doença, recolheu algumas folhas de uma árvore especial e foi curado, graças a sua infusão.
Mas será que os efeitos benéficos do chá também se aplicam aos nossos pets?
Sim! Assim como nós, os pets também podem se beneficiar com as plantas medicinais!
🍃 Chá de camomila: excelente para cães ansiosos, que sofrem de insônia ou que tem problemas digestivos;
🌿 Chá de boldo: ótima erva para auxiliar na digestão e problemas no fígado;
🍃 Chá de Valeriana: indicada para casos de nervosismos e estresse, ajudando a acalmar;
🌿 Chá de Espinheira Santa: protetor gástrico;
🍃 Chá de Melissa: insônia e calmante;
🌿 Chá de canela: controle da glicemia;
Outros chás com propriedades digestivas são o gengibre, funcho e cidreira;
Existe diversas opções, porém é preciso ficar atento a fatores como sensibilidade ou alergia. E oferecer sempre com moderação.
❌ De maneira geral, os chás com cafeína são contra-indicados, pois podem aumentar a frequência cardíaca e causar intoxicação. São exemplos: chá verde, chá preto, chá mate e até mesmo o chimarrão.
❌ Algumas infusões em forma de blends devem ser evitadas, pois podem conter ingredientes perigosos, como chocolate e cacau. Na dúvida, consulte o veterinário.
O método de preparo do chá é sempre o mesmo, incluindo para os bichos.
Segundo a wikipedia, a melhor maneira de se preparar o chá é colocar as folhas em um bule, adicionar a água fervente e manter em infusão de 30 segundos a 5 minutos (este processo é chamado de brewing ou mashing).
Após este tempo, é possível que uma substância chamada tanino seja liberado, que torna o chá amargo.
Servir o chá morninho ou até gelado é mais atrativo para o seu pet! Cuidado para não queimar a língua do seu animalzinho!
Sobre a autora
Formada em medicina veterinária pelo Instituto Federal Catarinense, Pós graduanda em Nutrição de Cães e Gatos pelo Instituto Qualittas, com diversos cursos de Alimentação Natural e o mais importante: apaixonada por pets! Ah, essa na foto é a minha Dothi :)
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.