A saúde do seu cachorro começa no intestino. Os probióticos, microrganismos vivos, desempenham um papel fundamental no equilíbrio da microbiota intestinal dos pets, promovendo uma boa digestão, melhorando a imunidade e até influenciando o bem-estar emocional.
Mas o que são probióticos e por que eles são tão importantes para os nossos amigos peludos (e também pra gente)?
Para nos aprofundarmos de verdade no tema, tivemos uma conversa super legal com duas profissionais incríveis: a Médica Veterinária Lunara Biavatti, parceira há anos aqui da Mascote Fit e especialista em alimentação natural para pets, e com a Natália Frenzel, Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologista e Mestre em Biotecnologia Industrial com ênfase em alimentos, fundadora da Vivus Alimentos, empresa especializada em alimentos fermentados deliciosos e saudáveis.
Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias e leveduras "boas", que trazem benefícios quando consumidos nas quantidades certas e de forma frequente.
Natália explica que “eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal — a comunidade de microrganismos no nosso intestino —, essencial para nossa saúde digestiva. Esses microrganismos bons auxiliam na absorção de nutrientes e protegem nosso corpo contra microrganismos prejudiciais. Além disso, pesquisas mostram que a saúde intestinal influencia o sistema imunológico e até o humor”.
A Médica Veterinária Lunara Biavatti complementa que essas bactérias do bem “ajudam a equilibrar o microbioma intestinal dos pets, trazendo benefícios para a digestão, absorção de nutrientes e imunidade”.
Segundo Lunara, “os probióticos podem ser recomendados em vários momentos. São especialmente úteis em períodos de estresse, em mudanças na dieta, uso de antibióticos, como tratamento coadjuvante em doenças inflamatórias ou para manutenção da imunidade do pet”.
Sabia que a microbiota humana e animal tem a mesma função? Natália ensina que “a microbiota intestinal é formada por um conjunto de trilhões de microrganismos que vivem em nosso intestino (bactérias, fungos e vírus) e desempenham um papel essencial em vários processos do corpo”.
A profissional compartilhou um exemplo: “esses microrganismos ajudam na digestão dos alimentos, sintetizam vitaminas, auxiliam na absorção de nutrientes e ainda protegem contra patógenos nocivos. Além disso, eles influenciam aspectos emocionais por meio de uma conexão direta entre o intestino e o cérebro chamada eixo intestino-cérebro”.
Segundo a especialista da Vivus Alimentos, “esses microrganismos ajudam a regular a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que é fundamental para o humor e o bem-estar. Além disso, uma microbiota intestinal saudável pode ajudar a reduzir a inflamação no organismo, que está associada a condições como ansiedade e depressão”.
A saúde da microbiota depende de um equilíbrio entre os diferentes tipos de microrganismos. Esse equilíbrio pode ser afetado por diversos fatores, como a alimentação, o uso de antibióticos e o estilo de vida.
Quando a microbiota está saudável e equilibrada, o organismo funciona melhor, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a prevenir várias doenças.
De acordo com Natália Frenzel, uma cepa probiótica deve ter algumas características para ser considerada eficaz e segura, que são:
Os probióticos oferecem diversos benefícios tanto para humanos quanto para pets, “embora os efeitos possam variar devido às diferenças nas microbiotas e às necessidades específicas de cada espécie”, sinaliza a especialista da Vivus.
Aqui estão alguns dos principais benefícios citados por Lunara e Natália:
Isso mesmo: é possível oferecer opções naturais de probiótico para seu pet, além das bisnaguinhas que também são recomendadas.
Dra Lunara explica que “alimentos como iogurte natural (com apenas dois ingredientes – leite e fermento lácteo) e kefir são boas opções. Esses alimentos contêm bactérias benéficas e podem dar suporte probiótico aos cães, sempre em pequenas quantidades e com a devida orientação veterinária”.
Ou seja: você não deve sair ofertando as opções para seu pet sem antes falar com um veterinário de confiança que vai te passar direitinho as quantidades em relação ao peso do peludo, ok?
“Para humanos, o kefir pode ser consumido regularmente, enquanto que, para pets, a quantidade e a frequência devem ser ajustadas. Além disso, algumas cepas probióticas do kefir são mais benéficas para humanos, mas ainda têm efeitos positivos para os pets, que costumam responder bem à variedade de microrganismos presentes”, completa Natália.
A veterinária Lunara explicou que a alimentação natural auxilia a manter o intestino funcionando bem, “mas pode ser necessário o uso de probióticos especialmente em cães com uma microbioma mais sensível ou em casos de variações na dieta. Eles são um complemento para ajudar o organismo a extrair o máximo de nutrientes e manter o equilíbrio intestinal”.
Para quem gosta de se aprofundar, Dra Lunara Biavatti comenta que muitos estudos estão surgindo sobre o impacto do microbioma intestinal na saúde dos pets.
“Pesquisas mostram que um intestino saudável pode melhorar o bem-estar mental, reduzir alergias e até ajudar na longevidade. Não deixe de acompanhar o conteúdo exclusivo que compartilho no Instagram e no blog, sempre com novidades e dicas práticas para o bem-estar dos nossos pets”, reforça a nossa super parceira!
Você entendeu a importância de ter o acompanhamento de um especialista para te orientar bonitinho sobre o uso de probióticos. Afinal de contas, isso vai garantir a saúde do seu amiguinho de quatro patas!
O que também ajuda você a melhorar, e muito, a saúde do seu cachorrinho é a alimentação natural, feita com comida de verdade!
Aqui na Mascote Fit, nós preparamos a alimentação natural de cada pet seguindo rigidamente as recomendações dos Médicos Veterinários especialistas.
Se você não tem o contato de um veterinário nutrólogo, conte com o apoio do Mascote Care, serviço de telemedicina veterinária nutricional aqui da Mascote Fit! Nossos veterinários realizam consultas detalhadas, analisando exames e históricos de saúde para criar um plano alimentar personalizado.
Com o plano montadinho, vamos ao preparo! Após cozinhar tudo no vapor para não perder os nutrientes dos alimentos, nós congelamos cada pacotinho com a porção diária de saúde e felicidade que seu amigo de quatro patas precisa. Ah, e o mais legal: a gente já coloca toda a suplementação necessária para seu cachorrinho.
Assim, é só descongelar e servir o papazinho para seu peludo. Fazemos isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa, aproveitando todos os benefícios da alimentação natural para pets.
Mude a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.