Cachorro pode comer chocolate? Resposta: não, cachorros não podem comer chocolate!
Atualização: Agora este post conta com uma calculadora de periculosidade da ingestão de chocolate para cachorros! Confira o grau de risco de acordo com o peso do seu pet, a quantidade e o tipo de chocolate que o seu cachorro comeu ao final do post!
É claro que os cães adoram chocolate, pois eles nunca te viram enfiando esta guloseima escondido dentro de uma salsicha. Porém, o chocolate contém uma substância chamada teobromina que pode causar vômitos, diarréia, tremores, ataques epiléticos e até a morte, então não pode!
Os chocolates também possuem cafeína, que pode aumentar a frequência cardíaca e estimular o sistema nervoso do seu cão.
Os riscos da ingestão do chocolate variam de acordo com o tipo de chocolate, a quantidade consumida e o tamanho do seu pet. Chocolate amargo e com alto nível de cacau geralmente possui uma quantidade muito maior de Teobromina do que chocolate ao leite ou branco, por exemplo, sendo muito mais perigoso.
Segundo as doutoras Renee Schmid e Ahna Brutlag, os principais sintomas relacionados a ingestão de chocolate são:
Em casos mais severos, os sintomas podem incluir:
Em geral, os sintomas mais leves acontecem caso a ingestão seja de até 20 mg de metilxantinas por kilo do seu cão. Sintomas cardíacos ocorrem entre 40 e 50 mg por kilo, e ataques epiléticos podem acontecer em dosagens maiores que 60 mg por kilo.
Em termos mais simples, uma barrinha de 20 gramas de chocolate ao leite já pode ser perigosa para cães de porte miniatura (menos de 3kg)!
Os sinais de envenenamento com chocolate aparecem de 6 a 12 horas após o consumo, podendo durar até 72 horas.
Se você tem um cão pequeno que ingeriu muito chocolate, busque o mais rapidamente possível a ajuda de um médico veterinário. Não espere!
Saber o tipo e a quantidade de chocolate que o seu cão ingeriu poder ajudar o seu veterinário a determinar o grau de emergência da situação.
O carvão ativado pode ajudar cães que ingeriram chocolate, mas deve ser administrado apenas sob orientação veterinária. O carvão ativado atua ao absorver toxinas no trato gastrointestinal, limitando sua absorção pelo organismo. No caso de chocolate, que contém teobromina e cafeína (substâncias tóxicas para cães), o carvão pode ajudar a reduzir os efeitos dessas toxinas se administrado logo após a ingestão.
Aqui estão alguns pontos importantes:
Portanto, embora o carvão ativado possa ajudar a limitar a absorção das toxinas do chocolate, ele não substitui a atenção veterinária.
Tem algum alimento que você tem curiosidade se o seu cachorro pode comer ou não? Manda pra gente nos comentários!
Aubraços!
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.